Logo da Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista de Santa Maria da Boa Vista

VIGILÂNCIA AMBIENTAL

Secretaria de Saúde
Sobre o Departamento


O Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), instituído em 2002 pelo Ministério da Saúde, é um programa que tem como objetivos reduzir a infestação pelo Aedes Aegypti, reduzir a incidência da dengue e reduzir a letalidade por febre hemorrágica de dengue. O programa refere-se, especificamente, ao controle da dengue, no entanto, seu alcance vai muito além, pois, ele hoje visa manter não somente o controle da dengue, mas também de outras arboviroses, que são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, através do controle do mosquito Aedes Aegypti. Esse programa funciona permanentemente no município, já que não existe nenhuma expectativa de erradicação do mosquito Aedes Aegypti, a nível municipal ou nacional. Além dos serviços citados, os Agentes de Combate às endemias também atuam na frente do combate de outras endemias aqui no município, como por exemplo, o controle da leishmaniose visceral por meio da borrifação residual. Ainda, os agentes atuam na pesquisa e captura de triatomíneos, popularmente conhecido por “barbeiros”, principal vetor da doença de chagas.

PRINCIPAIS ETAPAS DO SERVIÇO:

Os serviços prestados pelo Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), no município de Santa Maria da Boa Vista-PE, são oferecidos em seis (06) ciclos anuais através das seguintes atividades:

·       Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti – LIRAa, atividade que permite a identificação de áreas com maior proporção de incidência de focos do mosquito Aedes Aegyti, além dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus;

·       Atividade de Tratamento (T), realizada na sede do município com o objetivo de tratar com Larvicida, os possíveis criadouros do mosquito;

·       Levantamento de Índice + Tratamento (LI+T), realizado na área rural do município com o objetivo de tratar com Larvicida, os possíveis criadouros do mosquito, além de realizar o levantamento do nível de infestação do mosquito, através da captura dos focos;

·       Pontos Estratégicos (PEs), que são os imóveis, normalmente não residenciais, registrados pelo município com sendo mais propício a procriação do mosquito Aedes Aegyti;

·       Bloqueio por UBV COSTAL (Ultra Baixo Volume), realizado pelos agentes de endemias quando existe qualquer caso suspeito de dengue, zika e chikungunya;

·       Pendências – revisita dos imóveis inicialmente fechados.

·       Bloqueio químico residual por PULVERIZADOR COSTAL MANUAL, realizado quinzenalmente nos Pontos Estratégicos (PEs) para conter a população de Aedes.

·       Bloqueio químico residual por PULVERIZADOR COSTAL MANUAL, realizado no caso da testagem positiva de cães com leishmaniose, para conter a população de flebotomíneos, transmissor da leishmaniose.

·       Pesquisa e captura de triatomíneos, principal vetor da doença de chagas.

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:

A prestação do serviço é realizada pela Secretaria de Saúde Municipal, através dos agentes de endemias com visitas domiciliares realizadas nos imóveis, onde é realizado o trabalho de inspeção, eliminação e/ou tratamento dos possíveis criadouros dos mosquitos Aedes Aegyti, além do trabalho educativo junto à população.

Contato

Horário de Atendimento

07301330

Endereço

Rua Cardeal Arcos Verde, número 240

Avalie esta página(Departamento)