Logo da Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista de Santa Maria da Boa Vista
10/12/2025
Secretaria
Paulo Mazzocato

Saúde disponiniliza vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para grávidas a partir da 28ª semana de gestação

Vacina integra o Calendário Nacional da Gestante e reforça a proteção dos recém-nascidos

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia a oferta da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em todas as Unidades de Saúde a partir desta quinta-feira, 11 de dezembro. A medida fortalece a estratégia nacional de enfrentamento às infecções respiratórias que afetam principalmente bebês e crianças.

O imunizante, é destinado às grávidas a partir da 28ª semana de gestação. A aplicação nessa fase assegura maior transferência de anticorpos maternos ao bebê, conforme orientação do Ministério da Saúde, o que eleva a proteção ainda no período pré-natal e reduz o risco de bronquiolite logo após o nascimento.

Com a distribuição das doses, as equipes das Unidades de Saúde podem verificar também a situação vacinal das gestantes, incluindo os esquemas de influenza, covid-19 e dTpa. A vacina contra o VSR possui compatibilidade com esses imunizantes, o que permite a administração simultânea e favorece maior cobertura protetiva.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a imunização das gestantes representa um avanço na proteção da primeira infância e atende a uma demanda crescente por ações preventivas contra vírus respiratórios que impactam a saúde dos recém-nascidos.

Avalie esta página(Portal)