O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço que materializa as ações da proteção social básica da Política de Assistência Social. Trata-se de um serviço organizado em grupos, como forma de ampliar a convivência das diferentes culturas e das vivências entre os usuários, promovendo com isso o desenvolvimento do sentimento de pertença e de identidade. Os grupos são formados respeitando as necessidades dos participantes, e levando em consideração as especificidades de cada faixa etária. Dessa maneira, hoje abordaremos o SCFV voltado exclusivamente para grupos de pessoas idosas.

Serviço oferecidos pela secretaria:

cada serviço, com suas respectivas informações.

Endereço:
Rua Florêncio Alves de Barros n.º 69 Bairro: Senador Paulo Guerra
 
E-mail: 
 

Pré-requisito para acesso do serviço:

apartir de 60 anos

Documentos necessários:

• Identidade ou documento com foto;

• CPF;

• número do NIS;

Quanto custa?

Esse programa é gratuito e para todos.

Endereço ou link onde o cidadão pode obter informações:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

É necessário agendamento?

Não é necessário

Etapas do serviço:

Busca Ativa e demandas espontâneas. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para grupos de pessoas idosas têm por objetivos específicos: Contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo; Assegurar espaço de encontro para os idosos e encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária; Detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida; Propiciar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos idosos.

Prazo de atendimento:

Imediato

Formas de acompanhamento do serviço:

Os grupos do SCFV I são formados por até 30 usuários, sob a condução do o profissional responsável pela mediação dos grupos do serviço. A organização dos grupos fundamenta-se na compreensão acerca das especificidades e desafios relacionados a cada estágio da vida dos indivíduos. É preciso levar em conta a complexidade das vulnerabilidades vivenciadas pelos indivíduos que compõem o grupo e, ainda, as estratégias de intervenção que serão adotadas.

Esta informação foi relevante para você?

Conta para a gente!

Carta de Serviços

Público Alvo

Tipo de Atendimento

Assunto