1. Principal
  2. Notícias
  3. Em alusão ao Novembro Azul, Santa Maria da Boa Vista disponibilizará atendimento médico e exame de toque com o urologista Dr. Mair Borba, nessa quarta-feira (24)

A Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista anunciou que irá ofertar, nessa quarta-feira (24), atendimento médico e exame de toque para homens do município. A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul e será coordenada pelo médico especialista em urologia Dr. Mair Borba. Os atendimentos ocorrerão no Centro de Saúde Raimundo Bedor, em dois turnos. O primeiro terá início às 7h30 e será destinado para a população da zona rural. Já a partir das 13h30, será a vez do atendimento para o público da área urbana.

"Para usufruir do serviço basta comparecer, hoje (23), em qualquer unidade de saúde do município e realizar o agendamento. No Brasil, 11% dos homens serão diagnosticados com Câncer de Próstata. Por isso, é muito importante a prevenção e a realização anual do exame de toque. Se cuidar é a melhor forma de prevenir a doença e evitar que ela seja tratada apenas em estágios mais avançados", afirmou o prefeito George Duarte.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido a enfermidade, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 40 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal.